segunda-feira, 26 de novembro de 2007
O POVO - [Artigo] Preservar é preciso
Hoje, 26, o Ministério Público Estadual, através das três Promotorias de Justiça de Aracati, realizará uma mesa redonda sobre a questão da preservação do Patrimônio Histórico dessa importante cidade cearense. Para o evento foram convidadas e já confirmaram presença: A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Conselho Estadual de Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, a Prefeitura Municipal, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, o Ministério Público Federal, a Câmara Municipal, o Museu Jaguaribano, a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-CE, Igrejas e Universidades. A população também está sendo convidada e estimulada a participar.
Aracati ao lado de Icó e Sobral formam o conjunto de cidades de fundamental importância para a compreensão de nossa História, pois em decorrência de suas localizações estratégicas foram os principais eixos de desbravamento do sertão cearense.As ruas, praças e sobrados dessas cidades são uma aula de história e devem contar com uma política pública permanente de preservação.
Aracati apresenta um rico patrimônio histórico e possui o primeiro imóvel cearense tombado pelo Iphan, a Igreja da Matriz, em 24/1/1957.A Casa da Câmara e Cadeia foi tombada em 8/4/1980. O sítio histórico tombado ocupa uma área de aproximadamente 154.824,00 m², agrupando um total de 275 imóveis particulares e públicos, entre unidades residenciais, comerciais, fabris e institucionais.
Desse encontro, esperamos que surja uma proposta de revitalização desse rico conjunto arquitetônico e isso com o envolvimento do Poder Público e da população de Aracati, pois sem a participação de todos a nossa História corre o risco de ser esquecida. Essa atitude também é uma forma de homenagear personalidades de ontem e de hoje que fizeram e fazem a História do município.
ALEXANDRE DE OLIVEIRA - Promotor de Justiça em Aracati