Tudo que você precisa
saber sobre ortodontia
Entrevista com Dra. Tathye Arruda
Associados e estagiários filiados à CAACE Assistência, assim como aos seus dependentes, têm direito a diversos serviços relacionados à saúde. Um deles é a Dental CAACE que disponibiliza mais de 30 serviços em 10 áreas odontológicas, tais como restauração em resina e em amálgama, controle bacteriano, restauração temporária e aplicação de flúor, além de urgências odontológicas.
A maioria dos procedimentos é ambulatorial, mas a CAACE já conta com uma rede credenciada de dentistas à disposição daqueles que desejam utilizar outras especialidades, como atenção hospitalar e domiciliar. Os associados também dispõem da Central de Atendimento Odontológico, serviço realizado em dois consultórios instalados na sede da CAACE, de segunda a quinta de 8h às 12h e de 14h às 18h, sexta-feira de 8h às 12h e aos sábados, de 8h às 12h. O atendimento é feito pelos profissionais Cristiane Sena, Lia Pontes Arruda, Leonardo Garcia, Luciana Vasconcelos e Tathye Arruda, além de duas atendentes e um recepcionista.
Uma das especialidades atendidas pela CAACE é a ortodontia. Este tipo de tratamento é realizado pela cirurgiã-dentista Tathye Arruda, que esclareceu algumas dúvidas em relação a essa especialidade.
O que é a ortodontia?
A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos ossos maxilares em fase de crescimento e dos dentes posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e/ou a doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, disfunção da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, podem ser utilizados para ajudar a movimentar os dentes para uma posição ideal, favorecendo a estética, mastigação, fonação, dentre outros benefícios. Para isso é imprescindível estabelecer um correto diagnóstico e plano de tratamento individualizado.
Por que mais adultos estão colocando aparelho ortodôntico?
Alguns adultos desejam corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que possam se agravar ou causar danos em outras estruturas. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem resultar em desgaste prematuro, retenção de placa bacteriana, levando a cárie dental e doença gengival, problemas na fala e na auto-estima. Tenha sempre em mente que mesmo problemas "estéticos" podem causar danos reais com o passar do tempo e que nunca é tarde para procurar tratamento.
Como saber se a pessoa está precisando de um tratamento ortodôntico?
Apenas um dentista ou ortodontista determinará se a pessoa poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. A equipe de odontologia da CAACE conta com cinco cirurgiões-dentistas que estão prontos e capacitados a realizar o exame inicial e diagnosticar a necessidade do tratamento ortodôntico.
Qual é a relação que existe entre a ortodontia e a fonoaudiologia?
A odontologia e a fonoaudiologia trabalham em conjunto quando as alterações funcionais orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou vice-versa. Esses profissionais também atuam na retirada de hábitos bucais parafuncionais, como chupar dedo, interpor a língua entre os lábios, dentre outros que são deletérios e que podem causar alterações dento-esqueléticas. Pacientes portadores de problemas periodontais, utilizando próteses dentárias ou implantes, com disfunções das articulações temporomandibulares (ATM) ou que tenham realizado cirurgias ortognáticas, também podem ser encaminhados para o trabalho conjunto entre estas duas profissões. Nesta equipe, o ortodontista deverá atuar na correção dos desvios do crescimento facial e dos distúrbios oclusais. O fonoaudiólogo, por sua vez, deverá procurar restabelecer as funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala).
Na CAACE é possível desenvolver um trabalho multidisciplinar, pois a equipe de odontologia trabalha em conjunto com a equipe de fonoaudiologia, promovendo um enorme benefício aos pacientes que nos procuram.
E entre odontologia e fisioterapia existe alguma relação?
A fisioterapia e a odontologia unem-se para uma melhor resposta aos males da Articulação Temporomandibular (ATM). A mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da função, saúde e estabilidade da ATM. A fisioterapia, com a utilização de técnicas apropriadas, propõe um tratamento em conjunto com a Odontologia, proporcionando um alívio das condições sintomatológicas do paciente, buscando restabelecer a função normal do aparelho estomatognático do paciente. A CAACE conta com uma equipe de fisioterapeutas e novas instalações físicas que estão preparadas para atender a demanda que possa ser beneficiada com este tratamento.