O Secretário Municipal de Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, participará nesta terça, dia 06/05, da reunião do Conselho Estadual da OAB-Ceará para celebração de convênio com a CAACE e a OAB/CE para cooperação e políticas conjuntas de combate a dengue na cidade de Fortaleza.
Na oportunidade o secretário Odorico Monteiro irá participar da reunião esclarecendo a real situação da doença no município. Odorico Monteiro, ao confirmar sua presença ressaltou a importância de valorizar a educação e a mobilização de todos como iniciativas fundamentais no combate a dengue. “Em uma cidade como Fortaleza onde todas as condições sociais, culturais e climáticas para proliferação do mosquito estão presentes, só a sociedade organizada, unida, fazendo sua parte, vai mudar essa realidade”, declarou.
A poucos dias a Procuradoria Geral de Fortaleza entrou com uma ação na 6ª Vara da Fazenda Pública pedindo autorização para que o município possa entrar nas casas e prédios abandonados para realizar o trabalho de combate à prevenção à dengue.
Segundo agentes de combate à dengue, esses imóveis são um problema porque, em geral, acumulam muitos focos transmissores do Aedes aegypti, mas ficam foram do alcance das equipes de controle endêmico.
No documento entregue à Justiça, há fotos e relatórios explicando a dificuldade de acesso aos focos transmissores do mosquito. O Ceará vive uma suspeita de epidemia de dengue hemorrágica desde março.
O último boletim da Secretaria de Saúde de Fortaleza revelou que 10.666 pessoas foram contaminadas pelo mosquito com o tipo clássico da doença e outras 156 com o tipo mais grave, a dengue hemorrágica. Duas pessoas já morreram.