Brasília, 03/03/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje (03), após intenso debate com os presidentes das Seccionais e dirigentes das Caixas de Assistência dos Advogados e de todo o País sobre a OABPrev - o sistema de previdência complementar dos advogados -, que a entidade "ratificou a importância da previdência complementar e adotou mecanismos para torná-la mais transparente, fiscalizada e controlada pelos advogados brasileiros". Ele destacou também que serão buscadas ações de uniformização para o sistema previdenciário dos advogados.
Outro ponto importante dos debates, conforme Cezar Britto, foi "a proposta e aprovação da criação de um fórum deliberativo em que a diretoria do Conselho Federal, presidentes dos Conselhos Seccionais, de Caixas de Assistência e da OABPrev possam se reunir, para traçar uma política uniforme de ação". Conforme assinalou, essa uniformidade deve ocorrer inclusive no que se refere às aplicações, "evitando que as OABPrevs concorram entre si, ou que tenham políticas diferenciadas na aplicação de seus recursos".
Para o presidente do Conselho Federal da OAB, a reunião com os presidentes de Seccionais, dirigentes de Caixas de Assistência dos Advogados, técnicos e gestores da OABPrev, "se guiou pelo objetivo de tornar cada vez mais forte os instrumentos da transparência, que é fundamental para se garantir o futuro da advocacia"