quarta-feira, 5 de março de 2008

Entrevista com Dra. Viviane Bezerra
A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a linguagem. O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. A equipe de fonoaudiologia da CAACE é composta por três profissionais especialistas em Motricidade Oral e Orofacial, Audiologia e voz. Dra. Viviane Bezerra, que tem pós-graduação e especialização em voz, explica as maneiras de cuidar bem deste instrumento fundamental para o trabalho do advogado.
Os problemas de voz podem ser evitados?
Existem algumas normas básicas que ajudam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e algumas doenças, principalmente em pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho e que apresentam tendências às alterações vocais.
Quais são essas normas?
Na verdade, são cuidados que se devem ter quando se usa a voz profissionalmente como evitar fumar, pigarrear, gritar, ter uma boa alimentação, usar roupas adequadas que não apertem a região do pescoço e do abdômen, ingerir a quantidade adequada de água, dormir bem e fazer atividade física.
O álcool interfere na voz?
A ingestão de álcool irrita todo o trato vocal. Pode também diminuir as defesas do organismo em decorrência da imunodepressão (baixa da imunidade). As bebidas destiladas como whisky, vodka e conhaque são piores para a saúde vocal do que as bebidas fermentadas como cerveja, vinho e champagne devido o efeito de anestesia da região da faringe, favorecendo assim os abusos vocais, mas os efeitos dependem da quantidade de bebida consumida.
O ar condicionado prejudica a voz?
O ar condicionado, em geral, resseca a mucosa do trato vocal porque diminui a umidade do ar. Nós orientados a limpeza constante do aparelho e a ingestão de muita água.
É recomendado o uso de sprays e pastilhas?
A utilização sem prescrição médica pode ter o efeito semelhante ao álcool: irrita e anestesia a garganta, mascarando a dor e favorecendo o abuso vocal.
Porque as mudanças de temperatura prejudicam a voz?
É muito comum em cidades quentes como Fortaleza, as pessoas saírem de ambientes com ar condicionado e entrarem em um carro que estava fechado e exposto por horas ao sol. Essa mudança brusca de temperatura pode causar essa mudança vascular como edemas nas mucosas. Alteração de muco e até problemas inflamatórios.
Qual a importância da alimentação para a voz?
A voz é originada nas pregas vocais, como se trata de músculos a alimentação deve ser protéica para auxiliar a força e o tônus muscular. Devem-se evitar alimentos pesados e condimentados pois dificultam a digestão e podem favorecer o refluxo gastro-esofágico. É fundamental uma mastigação adequada para garantir uma boa digestão. Os alimentos derivados do leite como chocolate, queijo e iogurte devem ser evitados pois aumentam a secreção do trato vocal, favorecendo o pigarro. Alimentos muito gelados podem provocar choque térmico e edema nas pregas vocais.
Qual a quantidade de água recomendada?
A quantidade de água é individual. O recomendado é 35ml de água por quilo, por dia (35ml/Kg/dia). Ou seja, uma pessoa que pesa 70Kg deve multiplicar 35mlx70Kg. Uma hidratação adequada vai permitir uma boa vibração das pregas vocais. Pode ser incluso nesse cálculo sucos cítricos naturais como limão, laranja e acerola, pois além de hidratar aumentam a produção de saliva.