terça-feira, 4 de dezembro de 2007
DIÁRIO DO NORDESTE - [Governador escolhe] Socorro França lidera lista tríplice para procurador-geral
Três procuradoras e quatro promotores concorreram à indicação da categoria para compor a lista tríplice
Maria do Perpétuo Socorro França Pinto pode ocupar, novamente, o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Ceará. A lista tríplice, definida ontem pelos promotores e procuradores do Estado, é liderada pela procuradora de Justiça, com 180 votos, seguida pelos promotores Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, 175 votos, e João de Deus Duarte Rocha, 155 votos.
O governador Cid Gomes tem 15 dias para fazer sua indicação, a partir da publicação do resultado eleitoral no Diário da Justiça do Estado. O escolhido substituirá Manuel Lima Soares, primeiro promotor na história do Ministério Público Estadual a ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça.
A expectativa é de que o governador Cid Gomes indique o nome mais votado pela categoria, assim como fez com as listas tríplices para a escolha do novo reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, e da Defensora Pública Geral do Estado, Francilene Gomes.
A procuradora de Justiça Socorro França fundou, no Ceará, o Programa Especial de Defesa do Consumidor (Decon) e já foi candidata à prefeitura de Fortaleza. Na eleição de ontem, também estavam na disputa para compor a lista tríplice os promotores Régio Lima Vasconcelos, 82 votos, e Rinaldo Janja, 81 votos, e as procuradoras Eliani Nobre, 65 votos, e Magnólia Barbosa, 63 votos.
Em clima de tranqüilidade e com poucas abstenções, a votação seguiu das 8 às 17 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Ao todo, 337 votos foram contabilizados. Menos de uma hora após o fim da votação, o resultado foi divulgado. Os promotores e procuradores indicaram ainda, em uma eleição paralela e interna, Maria Neves Feitosa Campos para o Conselho Superior do Ministério Público.