terça-feira, 11 de março de 2008

DIÁRIO DO NORDESTE - Zona Norte - "Defensor perto do Povo" chega à Sobral

A presidente da Associação dos Defensores, Mariana Albuquerque, diz que o acesso à justiça é restrito (Foto: Fábio Lima)

O evento ´Na Praça Perto do Povo´ tem o objetivo de oferecer mensalmente assistência jurídica praças e parques

Fortaleza. A Associação dos Defensores Públicos do Ceará, em parceria com a Defensoria do Estado, realizará o evento “Defensor Público na praça, perto do Povo”, nos próximos dias 13 e 14, na Praça Boulevard do Arco, localizada no município de Sobral. A abertura será realizada dia 13, às 20 horas. Na oportunidade, haverá a apresentação da banda de forró Metalizado. No dia 14, será realizado um mutirão de assistência jurídica em benefício do povo de Sobral envolvendo atividades como emissão de registro de nascimento e de identidade e demais documentos, elaboração de petições iniciais, além de consultoria jurídica. O evento “Na Praça Perto do Povo” foi lançado pela Associação dos Defensores Públicos em dezembro de 2007, com o objetivo de oferecer mensalmente assistência jurídica em benefício da população cearense, em locais públicos, como praças e parques.

Objetivo

A idéia é trazer a Defensoria para mais perto da população, pois, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% da população cearense é carente e precisa da Defensoria para ter acesso à justiça. Por outro lado, dados do Ministério da Justiça informam que 80% das ações judiciais no País são de autoria das grandes empresas e do próprio Estado. “Isso mostra que o acesso à justiça para a população ainda é restrito, daí a importância de levar o órgão para mais próximo da população. Fortalecer a Defensoria é fortalecer o povo e a cidadania”, destacou a presidente da Associação dos Defensores Público do Ceará, Mariana Albuquerque.