quarta-feira, 30 de abril de 2008

DIÁRIO DO NORDESTE - Livro trata de causas jurídicas com candidatos

Acontece hoje, às 19h, na Livraria Acadêmica ( Rua Costa Barros, 901, Aldeota), o lançamento da obra Concursos Públicos, da autoria de Agapito Machado Júnior, publicado pela Editora Atlas. O livro é essencial para advogados que defendem candidatos que sofrem alguma violação de Direito durante a execução de um concurso público. O autor é mestre em Direito Público e discute, na obra, aspectos de direito material e processual.

DIÁRIO DO NORDESTE [Edilmar Norões] - Agenda em dois tempos

O Fórum Clóvis Beviláqua inaugura, às 10 horas desta quarta-feira, o Núcleo de Justiça Terapêutica, tendo como objetivo ´possibilitar às pessoas um melhor acesso às políticas públicas de assistência social e de saúde, conforme a demanda apresentada´. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes, e o diretor geral do Fórum, desembargador Rômulo Moreira de Deus, estarão à frente do evento.

O POVO [Vertical S/A] - Campanha

Procuradora-geral de Justiça, Associação Cearense do Ministério Público (www.acmp.org.br) e FCDL se uniram para apoiar a campanha nacional "O que você tem a ver com a Corrupção". Pretende resgatar a ética, a moral e os bons costumes. Vai estrear nas TVs em breve.

terça-feira, 29 de abril de 2008

A dor é indivisível

"Os sábios judeus dizem que nada deve ser dito a quem contempla o seu morto: ficar ali, calado, ao lado dos que sofrem- é o que se deve fazer. Eu acredito nesta lição. E acredito porque a dor é indivisível, é de quem sofre: ela é incompartilhável. Mas a dor pode ser coletiva quando todos a vivem, por exemplo, quando da notícia da morte de um ente querido...um líder...um sábio...um santo...um homem. Também numa tragédia, num crime chocante e incompreensível. Estamos todos, não apenas os da família e os deste jornal, como dos que tomaram conhecimento do fato,- sob o peso de uma dor coletiva. Todos se abraçam, choram, silenciosos, tristes. Ninguém pergunta, nem diz quem é. Todos estamos sob o peso da dor de cada e de todos. Até neste momento ele foi plural: jamais viveu para o "eu"..."o meu".Tudo nele era o "nosso." Nem poderia ser diferente, nascido no lar do "todos": do jornal...do rádio...Jamais sonegou alegria, incentivo, espaço, amor, amizade. Jamais o vi - e eu convivi com ele mais de trinta anos - pronunciar o "meu". Mesmo quando as idéias se lhe brotavam exuberantes da mente privilegiada, imediatamente passava para os que o rodeavam: família... redação... amigos. Eu às vezes o criticava por só falar no plural e ele só fazia olhar bem no fundo de meus olhos...soltar aquela gargalhada que nos contagiava a todos e o assunto era debatido... discutido... decidido por todos. Assim na família, assim nas empresas, assim no cotidiano. Escrever artigos ou elaborar esquemas de palestras ou discursos nunca foram tarefas individuais: "escute aqui... o que acha disto? "Se estávamos em casa, ligava, telefonava. O que ele queria era compartilhar. Para mim "compartilhar" era verbo feito realidade, na vida dele. Compartilhava idéias... pensamentos... alegria... entusiasmo... projetos... carinho... amor. Neste instante, quando me debruço sobre o computador, o tenho na minha frente, atento ao que escrevo, piscando os olhos, me abraçando e dizendo: "esta minha baixinha é uma danada"... "Danado" foi você, meu galego compartilhador..." Adísia Sá, Jornalista adisia@opovo.com.br Fonte: http://www.eliomardelima.blogspot.com/

PREFEITURA APELA À JUSTIÇA PARA ENTRAR EM IMÓVEIS ABANDONADOS

A Procuradoria-Geral do Município, através do seu titular, Martônio Mont'Alverne, deu entreda, ontem, na 6ª Vara da Fazenda Pública, numa ação, com pedido de antecipação de tutela, para que o município, por meio de seus distritos de Vigiância Sanitária de Saúde Pública, possa entrar nos imóveis abandonados e realizar o trabalho de combate e prevenção à dengue.
A ação está instruída de vários relatórios e fotos sobre expondo as dificuldades de acesso e mostrando a presença de água parada nos respectivos imoveis, o que cria ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt.ESPERA-SE que a Justiça acate o pedido, pois a luta contra a dengue virou prioridade de todos.

O POVO - Horizontais

Defensores públicos marcharão hoje rumo ao Poder Legislativo. É a luta pela autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pública do Estado.

domingo, 27 de abril de 2008

NOTA DE PESAR

A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará - CAACE, em união de sentimentos com a Sociedade Cearense, torna público seu mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista Demócrito Dummar, ocorrida nesta sexta-feira passada, 25/04, na cidade de Fortaleza. A intelectualidade brasileira e, em especial, o Jornalismo Cearense tinham em Demócrito Dummar uma de suas grandes expressões como cidadão exemplar e amante da arte da palavra. Demócrito Dummar associou obstinadamente sua paixão pelo jornalismo ao talento e à perseverança de nosso povo para realizar a vocação e o ideal que imortalizam suas realizações. Solidarizamo-nos com a família e com todos que compõem o Grupo O Povo de Comunicação desejosos pela superação neste momento de incontida dor. Diretoria da CAACE

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Morre Demócrito Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO

Morre aos 63 anos, o diretor-presidente do presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Rocha Dummar. Neto de Demócrito Rocha, fundador do O POVO e filho de Lúcia Dummar e João Dummar. Demócrito Dummar era bacharel em direito e ingressou no O POVO aos 17 anos e assumiu a presidência em maio de 1985. "Passei por todas as experiências. Da arte da impressão ao novo jornalismo", declarou em entrevista a Revista O POVO 80 anos, publicada em fevereiro deste ano. Demócrito era casado há 30 anos com Wânia Cysne Dummar e tinha quatro filhos: Georgiana, Luciana, Demócrito Filho e João Dummar Neto, além de três enteados: Ronaldo Cysne, Lisiane e Tatiana. Abaixo nota do Grupo de Comunicação O POVO sobre o falecimento: É com imenso pesar que o Grupo de Comunicação O POVO informa o falecimento de seu presidente, Demócrito Rocha Dummar, no início da tarde desta sexta-feira, 25. A família e todos os colaboradores desta empresa ainda estão profundamente abalados com a repentina perda. A família não quer se pronunciar neste momento de dor e pede a todos que guardem na lembrança não só o jornalista que durante quase 45 anos se dedicou ao jornal O POVO. Mas, acima de tudo, o homem que inspirou gerações de cearenses. E que continuará inspirando.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

domingo, 20 de abril de 2008

CAACE participa de evento nacional de Caixas de Assistências - CONCAD

Os Diretores das Caixas de Assistência dos Advogados de todo país se reuniram pela primeira vez este ano no XV – CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil, evento realizado em Caldas Novas (GO), nos dias 10 e 11 de abril, para definir as novas linhas de atuação das instituições e avaliar a implementação do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados - FIDA).
O evento reuniu diretores das Caixas de Assistência dos Advogados de 25 estados brasileiros e o Ceará foi representado pelo seu presidente, Valdetário Monteiro, sua vice, Patrícia Campos, e seu tesoureiro, Leandro Vasquez, atendendo a convite do coordenador nacional das caixas, advogado Walter Candido, segundo o qual a nova estrutura de funcionamento da CONCAD, órgão do Conselho Federal para regulação e coordenação de caixas de todo o país, possibilita que as despesas deste evento sejam de responsabilidade do órgão para fomentar a maior participação de diretores.
Os trabalhos foram abertos com a participação do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Cezar Britto, e do diretor-tesoureiro da entidade, advogado Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, tendo o diretor-tesoureiro realizado palestra sobre a estruturação e implantação do FIDA e os critérios para sua utilização a partir de agosto.
O fundo conta com o repasse de 1% da receita de cada Conselho Seccional. Recursos que serão geridos pelo Conselho Federal. Caberá as Caixas de Assistência apresentarem projetos voltados para os interesses da classe. A diretoria da CAACE já tem uma série de projetos que podem ser viabilizados com recursos do fundo.
Também foi discutido o rateio automático da anuidade compartilhada entre as caixas de assistência e os conselhos federal e estaduais; a expansão das OAB PREV em todo território nacional, como fonte de segurança da classe, e o comprometimento das Caixas de Assistência com a XX Conferência Nacional que será realizada em Natal em novembro de 2008.
Os presidentes das Caixas de Assistência assinaram a Carta de Goiás, síntese dos propósitos e diretivas de todo o evento, ficando acertado que Sergipe será o próximo a sediar, no segundo semestre de julho, a XVI CONCAD; XVII, na Bahia, primeiro semestre de 2009; e o último da atual gestão, o XVIII CONCAD, no Rio Grande do Sul.

sábado, 19 de abril de 2008

Lançamento OABPrev Ceará

CONCERTOS DE PÁSCOA NESSA PRÓXIMA SEMANA!!!

Os concertos começam quarta-feira (23/04) na Igreja do Cristo Rei, as 19:30hs. Dois quilos de alimentos e/ou uma lata de leite em pó pra ajudar o lar da criança Domingos Sávio e o Iprede, respectivamente. Na quinta (24/04) tem concerto na Igreja do Pio X, na Sexta (25/04), na Igreja Coração de Jesus, no Sábado (26/04) no Ssma. Trindade - Bairro José Walter e no domingo (27/04), na Igreja do Pequeno Grande.
Os concertos contarão com a participação do advogado Franklin Dantas e na primeira parte Solistas do canto lírico cearense se apresentarão em peças sacras acompanhadas ao piano.
Na segunda parte será executada Missa Festiva de Luís Carlos Prata, para Coro Misto a Quatro Vozes, Solistas e Cordas.
A direção será do maestro Luís Carlos Prata.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

DIÁRIO DO NORDESTE - Além disso...

Quinta-feira, o advogado Gladson Mota toma posse na presidência da seção local da Associação Brasileira de Advogados. Parceira da OAB, a ABA-CE atua na prestação de serviços para a categoria, com ênfase no apoio ao exercício da profissão. A solenidade está marcada para as 19h30min, na Fiec.

Plural Assessoria de Comunicação - FAMETRO oferece curso de especialização

A Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), está com inscrições abertas até 30 de abril para o curso de pós-graduação Lato Sensu, com especialização em Direitos Difusos e Coletivos. Na grade curricular, estão disciplinas como Teoria dos Direitos Difusos e Coletivos, Direitos Humanos e Cidadania, Bioética e Biodireito, Direito Ambiental e Urbanismo, Direito do Consumidor, além de outras. O curso terá a carga horária de 360 h/a, duração de 15 meses, tendo como dias de frequência às sextas-feiras (manhã e tarde) e os sábados (manhã) em semanas alternadas e local de realização a Escola Superior do Ministério Público. O investimento do curso é de R$ 50,00 da taxa de inscrição e 15 parcelas de R$320,00 referente às mensalidades. Serviço: Informações e inscrições: Escola Superior do Ministério Público Rua Assunção, 1200 - José Bonifácio - Fortaleza - CE Tel: (85( 3433.7713/ 3452.4522/ 3452.4523 www.mp.ce.gov.br/esmp Faculdade Metropolitana de Fortaleza Rua Conselheira Estelita, 500 - Jacarecanga Fortaleza-CE Tel.: (85) 3206.6400 http://www.fametro.com.br/

Plural Assessoria de Comunicação - UECE oferece curso de especialização

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), está com inscrições abertas até 30 de abril para o curso de pós-graduação Lato Sensu, com especialização em Filosofia Moderna do Direito - 2ª turma. No módulo I (Introdução ao Discurso Filosófico sobre o Direito) da grade curricular, estão disciplinas como Hermenêutica Filosófico-jurídica, Teoria da Argumentação Filosófico-jurídica, Epistemologia Jurídica e outras. No módulo II (Filosofia Moderna do Direito), serão estudadas disciplinas como Filosofia Katiana do Direito, Marxismo e Direito, Folosofia Habermasiana e Apeliana do Direito, além de outras. O curso terá a carga horária de 360 h/a, duração de 18 meses, tendo como dias de frequencia às sextas-feiras (tarde e noite) e os sábados (manhã) em semanas alternadas e local de realização a Escola Superior do Ministério Público. O investimento do curso é de R$ 48,00 da taxa de inscrição, R$ 320,00 de matrícula e R$ 14 parcelas de R$302,00 referente às mensalidades. Serviço: Informações e inscrições: Escola Superior do Ministério Público Rua Assunção, 1200 - José Bonifácio - Fortaleza - CE Tel: (85( 3433.7713/ 3452.4522/ 3452.4523 www.mp.ce.gov.br/esmp Centro de Humanidades da UECE Av. Luciano Carneiro, 345 - Bairro de Fátima Tel: 3101.2026

Dengue, na minha casa não

Clique na imagem para ampliar!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

ABA será instalada no Ceará no dia 24 de abril

O Ceará vai contar com mais uma instituição de assistência aos advogados. Trata-se da Associação Brasileira de Advogados (ABA), cuja solenidade de instalação e posse da diretoria acontece, no próximo dia 24 de abril, às 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiece). Na ocasião, será entregue ao jurista Ernando Uchoa Lima a medalha Sobral Pinto, comenda criada pela ABA para homenagear grandes personalidades do Direito brasileiro.

A ABA é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo atuar de forma corporativa e institucional, voltando-se para a prestação de serviços e apoio aos advogados brasileiros.

A diretoria da entidade no Ceará será formada pelos advogados Gladson Mota (presidente); Pedro Jorge Medeiros (vice-presidente); Jorge Ferraz (secretário geral); Moaceny Félix (tesoureiro); Jardson Cruz (secretário adjunto).

Uma das principais atividades da instituição, conforme o advogado Gladson Mota, será a disponibilização de cursos de capacitação, atualização e também de pós-graduação a seus associados, estudantes de Direito ou advogados.

Ele ressalta, no entanto, que não se trata de uma nova Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que atua na fiscalização e regulamentação da profissão, mas de uma instituição de prestação de serviços aos associados. “Trabalhamos em paralelo e em harmonia com a OAB-CE”, destaca Mota, acrescentando que, provisoriamente, a instituição vai funcionar em uma sala cedida pela Ordem.

Um dos projetos que o advogado Gladson Mota vai iniciar no Ceará é o Programa de Apoio ao Estudante de Direito, que consiste na oferta de cursos aos estudantes de Direito. Os cursos terão enfoque na vivência prática da advocacia, incentivando os estágios também como uma ferramenta de preparo profissional. “É cada vez mais freqüente o distanciamento dos alunos de Direito da advocacia, pelo interesse nos concursos públicos. A nossa intenção que o associativismo seja condição prioritária”.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O POVO - [Pré-campanha] Decisões judiciais ameaçam liberdade de expressão

Em ano eleitoral, processos contra a veiculação de supostas propagandas antecipadas de políticos em meios de comunicação têm se dissipado e já, até, são vistas como ameaça à liberdade de imprensa no País O Poder Judiciário brasileiro tem procedido favoravelmente em algumas ações que atingem diretamente à liberdade de imprensa no País. Pelo menos três processos em 2008, baseados na legislação eleitoral, foram deferidos por juízes que consideraram que jornais fizeram propagandas antecipadas de políticos. A Associação Nacional de Jornalistas (ANJ) lamenta as ações e esturadará caso a caso para tentar reverter as decisões. O caso mais emblemático de ação contra um meio de comunicação aconteceu no interior de São Paulo, na cidade de Águas de Lindóia. O Ministério Público considerou que a Tribuna das Águas promovia o prefeito e alguns vereadores em suas reportagens e entrou com uma ação civil pública contra a empresa. A justiça acabou concedendo uma liminar determinando o fim de notícias relacionadas a serviços e obras "com nomes e imagens de agentes públicos", o que fez com que a publicação passasse a publicar tarjas pretas nas fotos de políticos e a omitir os nomes deles. Para o promotor Rafael Beluci, que iniciou a ação, o jornal, em vez de publicar uma notícia dizendo "Prefeito entrega duas ambulâncias", deve escrever "Prefeitura entrega duas ambulâncias" para não promover o político. Ele diz que havia nas reportagens uma vinculação "escrachada" entre a imagem do prefeito e as obras realizadas. A direção do jornal, que circula em nove cidades com 5 mil exemplares por semana, e a Associação Nacional dos Jornais(ANJ) classificam a decisão como censura. Outro caso de interferência do Judiciário em um meio de comunicação aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. Um empresário entrou com uma ação contra o Sistema Correio de Comunicação por publicar notícias relacionadas sobre o caso dos R$ 304 mil jogados de um prédio em João Pessoa, a 2 dias do 2.º turno da eleição de 2006. A Justiça acabou aceitando a ação e o jornal está proibido de divulgar dados do inquérito da Polícia Federal - que considera que a maior parte do dinheiro, de responsabilidade de Cruz, abasteceria o caixa 2 da campanha do governador Cássio Cunha Lima - sobre o caso. Cunha Lima e o empresário negam as acusações. A situação também atinge à realidade cearense. Em Quixeramobim (206 km de Fortaleza), o juiz eleitoral Fernando Cézar Barbosa de Souza determinou, a partir de representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), a proibição "de quaisquer formas de notícias ou informes publicitários com caráter de propaganda eleitoral ou que tenham destaque, elogios ou enaltecimentos pela realização de obras à pessoa do sr. Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior (PMDB)", prefeito de Quixeramobim. A decisão do juiz impede a veiculação de informes nos jornais de grande circulação do Estado desde o dia 10 de março. Para o advogado do Grupo de Comunicação O POVO, Mauro Salles, a decisão do juiz sobre o caso de Quixeramobim é complicada. "A gente tem que entender que é difícil a interpretação disso. Um juiz pode imaginar que um elogio não é propaganda antecipada, mas, para outro, contraria a lei", disse. "O problema é que nesse caso não pode falar bem de alguém mas pode só falar mal?", questiona. A ANJ, através de seu assessor de comunicação, Ricardo Pereira, lamenta as decisões judiciais. "A ANJ condena decisões recorrentes do poder judiciário que na prática significam censura prévia. A ANJ examinará com cuidado essas questões", disse. Já o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Francisco Gomes Câmara, considera que as ações são importantes para que não existam desequilíbrios durante o ano eleitoral. "A imprensa deve informar as coisas, mas não pode ser utilizada para beneficiar alguém. Esta atenção deve ser maior no ano eleitoral", destaca. (com agências de notícias)

terça-feira, 8 de abril de 2008

O POVO - [Rapunzel Naturkost] OAB questiona patente da rapadura na Justiça

O registro da marca "rapadura" pela empresa alemã Rapunzel Naturkost, feito em 1989 na Alemanha, e em 1996, nos Estados Unidos, está sendo questionada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Ontem, o presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, e o presidente da Comissão de Cultura da instituição, Ricardo Bacelar, reuniram-se em Brasília com o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da Ordem, Roberto Busato, para discutir meios de entrar com ações judiciais nesses dois países para anular o registro. "Nós também vamos protocolar um ofício para o presidente da República e para o ministro da Cultura. Queremos criar um suporte político e institucional para entrar com procedimentos nesses dois países. Esse depósito da marca é completamente ilegal porque fere a legislação que regula a propriedade intelectual. A empresa Rapunzel vende uma caixa de papelão com açúcar mascavo dentro com o nome "Rapadura" e não pode fazer isso porque a rapadura é um elemento simbólico importante da cultura brasileira, faz parte do imaginário do nordestino", afirma Bacelar.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O POVO - [Posse] Cearense na vice-presidência do STJ

César Asfor, a caminho da presidência do STJ(Foto: Evilázio Bezerra)
O ministro César Asfor assume hoje a vice-presidência do STJ. Em quatro meses, quando Humberto Gomes Barros - que será empossado hoje presidente do tribunal - se aposentar, Asfor será o primeiro cearense a ocupar o cargo mais importante do STJ
Em quatro meses, o cearense César Asfor Rocha assumirá a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro toma posse hoje como vice-presidente, ao lado de Humberto Gomes de Barros, que assume a presidência. Mas Gomes de Barros fica pouco tempo no cargo - ele completa 70 anos no dia 23 de julho, idade para aposentadoria compulsória. Será substituído, então, pelo vice César Asfor. Na ocasião, ele se tornará o primeiro cearense a ocupar o cargo mais importante do STJ - um dos postos máximos do Judiciário brasileiro.
O alagoano Humberto Gomes de Barros substitui o atual presidente Raphael de Barros Monteiro Filho, que afasta-se do STJ após quase 19 anos e encerra sua carreira de juiz de direito, iniciada há 43 anos como juiz substituto na seção judiciária de Santos, São Paulo.
O novo presidente do Tribunal tem 69 anos e está no STJ desde 1991, por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ministro César Asfor Rocha é cearense e integra o STJ desde 22 de maio de 1992, também indicado pela OAB. Gomes de Barros, eleito por unanimidade para ocupar a presidência do STJ, notabilizou-se como crítico dos votos longos proferidos por magistrados, da erudição e do brilhantismo exagerado. Para ele, é melhor julgar os casos de maneira simples do que acumular processos que poderão nunca ser decididos.
O ministro César Asfor Rocha também levanta essa bandeira na luta contra a morosidade da Justiça. “Como vice, vou seguir os mesmos programas estabeleidos pelo presidente, no sentido de dar maior racionalidade aos recursos, para que, com isso, possamos dimuinuir o tempo de tramitação dos processo no Brasil. Do jeito que está, cada ministro recebe, por mês, 1,5 mil processos. Torna-se humanamente impossível dar vazão a uma demana como essa”, declarou César Asfor ao O POVO.
O ministro defende também a necessidade de o Judiciário se comunicar com a sociedade, argumentando que precisa também se modernizar, para que funcione com maior eficiência. Segundo ele, ainda existem ritos seculares e as leis no Brasil não acompanham a velocidade com que as mudanças ocorrem. O ministro quer que os processos sejam enviados por meio eletrônico, e não fisicamente como é hoje. “Isso dá celeridade e economia”, observa.
Convidados
Comporão a mesa principal o presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional ou seus respectivos representantes, bem como o subprocurador-geral da República, Haroldo Ferraz da Nóbrega, representando o Ministério Público Federal e, pela primeira vez na história do Tribunal, o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. A assessoria do Tribunal não havia confirmado a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a tarde de ontem.
(Da Redação, com agências de notícias)

O POVO - Por César

Para a posse de César Asfor Rocha hoje, em Brasília, viajarão caravanas de autoridades, magistrados, empresários e de advogados. O presidente da OAB/CE, Hélio Leitão, comanda uma e Jardson Cruz, presidente da Sociedade de Escritórios de Advogados, comanda outra.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Entrega de carteirinhas OAB e CAACE 02/04/08

Presidente da OAB-CE Hélio Leitão entregou as carteirinhas das instituições OAB e CAACE, na sede da OAB, aos jovens advogados e advogadas.
Fotos: Gabriela Dourado

terça-feira, 1 de abril de 2008

Golpe Militar

Providencial o registro feito pelo jornalista Eliomar de Lima em seu blog, lembrando o aniversário do Golpe Militar de 64 (31 de março).

Portal Anuário Jurídico - Ceará terá anuário jurídico

Em sua primeira edição, o Anuário Jurídico terá formato agenda, com uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, cuja distribuição será dirigida às autoridades constituídas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, advogados, sociedades jurídicas, lideranças empresariais, profissionais de imprensa e demais formadores de opinião além da venda em bancas de revistas e livrarias especializadas.
O Anuário veiculará informações de interesse público, com destaque para o funcionamento dos órgãos que compõem o sistema jurídico cearense, a listagem de todos advogados e sociedades jurídicas, disposto por ordem alfabética e por ramo de atuação, constanto nome, endereço e telefone, além de uma seção de produtos e serviços como faculdade de direito, cursos preparatórios, livrarias especializadas, lojas, prestadores de serviço e etc.
"O Anuário Jurídico será um importante orientador para a sociedade, considerando, sobretudo, que sua cobertura e distribuição alcançarão todas as áreas da justiça cearense", ressaltou Humberto Bezerra, diretor da BFS Editora e um dos idealizadores do anuário.
O Anuário Jurídico do Ceará terá o seguinte conteúdo informativo e características técnicas:
Páginas Introdutórias – informações de interesse público de todo sistema jurídico cearense, com a apresentação da estrutura organizacional deste sistema.
Índice Alfabético – listagem de todos profissionais e sociedades jurídicas devidamente inscritos na OAB/CE, constando nome, número de inscrição, endereço e telefone.
Índice Classificado – nesta seção constarão, de forma opcional, os profissionais e sociedades jurídicas, vinculados às suas respectivas áreas de atuação.
Tiragem inicial – 20.000 (Vinte mil) exemplares, podendo ser ampliada de acordo com a demanda.
Circulação – terá distribuição promocional dirigida às autoridades constituídas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, advogados, sociedades jurídicas, lideranças empresariais, profissionais de imprensa e demais formadores de opinião, além da venda em bancas de revista e livrarias especializadas. Como Anunciar no Anuário Jurídico do Ceará:
A participação como anunciante no Anuário Juridico do Ceará é aberta a todos advogados, sociedades jurídicas e empresas, como livrarias especializadas, cursos preparatórios, faculdades, lojas, prestadores de serviço, despachantes, etc.
Serviço: BFS Editora Torre Empresarial Del Paseo - Av. Santos Dumont, 3131A - sala 520 CEP: 60150-162 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3082-8612 contato@anuariojuridicodoceara.com.br http://www.anuariojuridicodoceara.com.br/

Sinais e sintomas de pacientes com DTM – Disfunção Temporomandibular

A articulação Temporomandibular (ATM) é um elemento do sistema estogmático formado por várias estruturas internas e externas, capaz de realizar movimentos complexos. É a articulação que liga o crânio com a mandíbula. A mastigação, a deglutição, a fonação e a postura, dependem muito da função, saúde e estabilidade desta para funcionarem de forma adequada. Quando existe alguma alteração nesta articulção há o que chamamos de Disfunção Temporomandibular (ATM), que é definida como coleção de condições médicas, dentárias ou faciais associadas com anomalidades do sistema na Articulação Temporomandibular e tecidos adjacentes, incluindo os músculos faciais de cervicais. Sua etiologia é multifatorial, estas são: alterações na oclusão, lesões traumáticas ou degenerativas da ATM, problemas esqueléticos, fatores psicológicos e hábitos deletérios (bruxismo, apertamento etc.). Com predomínio no gênero feminino, na faixa etária de 21 a 40 anos, os principais sintomas da ATM são, dor na ATM, cefaléia, estalos, otalgia, dor articular, dor facial, limitação funcional, dor cervical , cansaço, limitação de abertura de boca, dor durante a mastigação, zumbido, dor na mandíbula, dentre outros. A dor presente pode aumentar a dificuldade na mastigação de alimentos, pois a articulação está inflamada e os movimentos de fricção e pressionamento irritam a superfície. Os hábitos deletérios podem prejudicar a estabilidade neuromuscular do sistema estomatogmático, resultado na contração inadequada dos músculos mastigatórios. Dentre os hábitos apresentados observam-se a sucção digital, o uso prolongado de chupeta, a sucção de língua, lábios ou bochechas, bruxismo, apertamento e a onicofagia (roer unhas). Quando presentes, podem causar dor e redução da coordenação dos músculos atingidos. Quanto aos sintomas auditivos, foi observado que em pacientes com Disfunção Temporomandibular há uma prevalência do zumbido, otalgia, plenitude auricular (ouvido tampado) e tontura.

Dra. Fábia Diniz, Fonoaudióloga da CAACE

O POVO - Prestação de contas

Magistrados da 4ª Zona Judiciária, que abrange 16 municípios, vão hoje a Aracati pra encontro com desembargador Fernando Ximenes, que promove primeira reunião do ano com juízes cearenses, pra ouvir deles relato das atividades e também dar sugestões pra afinar cada vez mais setores.